terça-feira, 17 de maio de 2011

Massagem Desportiva

Hoje é a vez da Massagem Desportiva...

Muito utilizada em grupos desportivos, a massagem desportiva é bastante procuranda também em ambiente SPA, por atletas de várias modalidades, sobretudo golfistas, não só para relaxamento mas também durante estágios desportivos.

A massagem desportiva é uma técnica sobretudo preventiva, cujos movimentos evitam o aparecimento de lesões.

Tem três fases de aplicabilidade:

1.      Massagem pré-competição
O objectivo é o aquecimento e preparação do músculo para a realização de actividade física, através de movimentos rápidos e profundos de deslizamento e fricção. A estimulação muscular é complementada com movimentos de precursão e alongamentos passivos;
2.      Massagem inter-desportiva
Realiza-se nas pausas das actividades desportivas, de modo a limpar o músculo de toxinas, como o ácido láctico ou o dióxido de carbono. Baseia-se em movimentos deslizantes, de esvaziamento, DLM e alongamentos;
3.      Massagem pós-desportiva
Relaxamento físico e emocional do atleta. Após a actividade os músculos ficam congestionados por metabólitos, que podem prejudicar o normal funcionamento muscular. A massagem, nesta fase, baseia-se em movimentos relaxantes, com pressão profunda, e auxilia na drenagem dessas toxinas, devolve oxigénio e nutrientes ao músculo e relaxa. Os alongamentos também são essenciais nesta fase.


Embora preventiva, a massagem pode ser aplicada no tratamento de lesões associadas ao desporto. Os deslizamentos aplicam-se no encaminhamento de nutrientes para o  tecido lesado, ajudando na recuperação e a DLM, drena o edema associado á lesão.
As manobras têm como objectivos fundamentais o alívio da dor, a redução da pressão no interior dos tecidos, a eliminação de ácido lacteo e de processos inflamatórios.

Fiquem bem :))


 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Efeitos da Massagem na Fibromialgía


Antes de mais, a fibromialgia não é considerada uma patologia, mas sim uma síndrome não inflamatória, de causas desconhecidas, caracterizada pela sua dor e fadiga crónicas, que atinge sobretudo a população feminina, em idade laboral.
O termo fibromialgia, é um termo meramente descritivo e que significa dor fibro-múscular.
É, normalmente, acompanhada por sintomas como cefaleias, exaustão, dores em todo o corpo, irritabilidade intestinal, alterações quantitativas e qualitativas do sono e depressão.

O seu diagnóstico é difícil de provar, pois os seus sintomas nem sempre estão relacionados e as queixas são muitas vezes subjectivas. No entanto, em 1990, o Colégio Americano de Reumatologia definiu critérios de diagnóstico que são usados até hoje:
~        Dor generalizada por todo o corpo;
~        Dor à palpação digital em 11 dos 18 pontos de gatilho;
~        Duração dos sintomas superior a 3 meses;
~        Apresentar pelo menos mais dois dos seguintes sintomas: fadiga, alterações do sono, perturbações emocionais ou cefaleias.
Não existe um tratamento específico para a fibromialgia, sabe-se sim que os resultados são bastante mais satisfatórios quando são conseguidos por uma equipe multidisciplinar, sempre orientada por um reumatologista, e que deve ver cada paciente como um ser único e distinto.


Não se conhece apenas uma causa para o aparecimento desta síndrome, são várias as condições desencadeantes, encontrando-se entre elas os distúrbios no sono. Sabe-se que cerca de 80% dos doentes sofrem de insónias, causando a ausência de relaxamento e a consequente fadiga crónica, alterações de humor, ansiedade e depressão.
A importância do sono é fundamental para o relaxamento muscular, diminui a fadiga e as tensões do dia-a-dia. Os distúrbios do sono levam a que a percepção da dor seja maior.

A massagem apresenta-se, antes de mais nada, como uma solução para o relaxamento profundo, devendo ser vista como parte integrante do tratamento da fibromialgia.
As diversas técnicas de relaxamento, com movimentos suaves, são aplicadas de modo a induzir o relaxamento e o alívio da dor, sempre tendo em conta que a dor é um sintoma subjectivo, interpretado de modos diferentes por cada indivíduo.

A massagem geotermal, comummente designada por Hot Stones Massage, é um exemplo importante para a obtenção de um grau de relaxamento profundo. As propriedades térmicas das pedras vulcânicas aumentam a circulação sanguínea, evitando a isquémia, e ajudam o paciente a relaxar, não só a nível muscular mas também psicológico, promovendo a melhoria da qualidade do sono e do descanso.

As técnicas de compressão, amassamento e alongamento passivo são incluídas no tratamento, de modo a auxiliar no alongamento dos tecidos e romper eventuais aderências entre as fibras musculares.



Quando a fibromialgia atinge um estágio em que o paciente se encontra limitado por causa da dor, a massagem melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar toxinas.
A massagem nos pontos de gatilho deve ser aplicada com níveis de pressão intermitente, sempre com vista ao conforto do paciente.
É preciso não esquecer que o tratamento da fibromialgia deve ser multidisciplinar, focando o relaxamento, neste caso com as terapias SPA; a actividade física, que muitas vezes é descurada por estes pacientes; a alteração do estilo de vida, procurando diminuir o stress; os hábitos alimentares e o acompanhamento psicológico, fundamental em inúmeros casos.
É comum o aparecimento de edemas nas zonas articulares afectadas, como tal, é perfeitamente justificada, pelas suas propriedades antiálgicas, anti-edematosas e psicorelaxantes, a aplicação de Drenagem Linfática Manual.

A reabilitação em meio aquático é uma mais-valia para estes pacientes, no sentido em que melhora a condição física geral, provoca relaxamento profundo, alivia a dor, melhora os padrões de sono e a postura.

Em desenvolvimento desde 1991, pelas mãos dos terapeutas corporais Lélio Leme e Helen Leme, surgiu recentemente uma nova terapia para o tratamento da fibrimialgia – a Lemeterapia, cientificamente denominada de Fibromioterapia.
Apesar de a sua aceitação no Brasil estar em constante crescimento, mesmo junto da comunidade médica, a sua difusão na Europa ainda é pouca e a bibliografia limitada.

O meu muito obrigado... 
Fiquem bem