quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Massagem Ayurvédica

A Massagem Ayurvédica é, sem dúvida, uma das minhas preferidas. É aquela em que sinto que tenho que estar em perfeito equilíbrio, comigo mesma, para que os resultados sejam os desejados; aquela em que as pessoas saem completamente renovadas, física e mentalmente, e com aquele sorriso que adoro!!!  :)


 Uma massagem super completa, realizada no chão ou em marquesa, com a aplicação de óleos específicos.

De carácter profundamente energético, e de origens indianas, a medicina Ayurvédica é o sistema médico mais antigo que se tem conhecimento, datando, do período entre o séc. VI e IX a.C., o primeiro texto ayurvédico – Sushrut Samhita.

Traduzindo á letra…
AYUR = VIDA e VEDA = CONHECIMENTO
… logo a filosofia ayurvédica baseia-se na arte de viver, ou conhecimento da vida.

Extremamente complexa, a medicina ayurvédica vê o indivíduo como um ser espiritual, que deve viver em completa harmonia com o meio que o rodeia, e que tem inerente em si uma constituição energética, de um ou mais Doshas.
Existem três Doshas – Vata, Pitta e Kapha – cada um com as suas características e necessidades específicas, sendo que a obtenção do ponto de equilíbrio entre eles é fundamental. É esse ponto de equilíbrio que rege a medicina ayurvédica.

A massagem é uma prática diária na medicina ayurvédica, e existe em ambiente SPA em duas tipologias – Massagem Shirodhara e Massagem Abhyanga. Enquanto a primeira se baseia num fluxo contínuo de óleo morno no centro da testa, com propriedades relaxantes, a abhyanga trabalha o corpo, utilizando óleos específicos e estimulando os principais canais e pontos energéticos (pontos marma).

Os movimentos são realizados na direcção da circulação sanguínea, pois é também a direcção da energia vital.


Tendo como principais funções o equilíbrio espiritual, a eliminação de toxinas, o relaxamento, a indução de sono profundo, a massagem ayurvédica ajuda ainda á circulação, flexibilidade, redução de rigidez articular.

A nível psíquico, melhora a capacidade de concentração e consciência corporal e permite eliminar tensões emocionais, responsáveis por muitos bloqueios estruturais.

Processos de desintoxicação profunda, gravidez, historial oncológico, descalcificação óssea, são algumas das contra-indicações para a realização de massagem ayurvédica. Em qualquer caso de patologia específica é fundamental o aconselhamento médico.

Agora espero que fiquem com curiosidade e queiram experimentar!!!!  

Muito em breve vou postar algumas fotos e talvez vídeos dos meus trabalhos...

Fiquem bem :) 
kiss kiss