segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lombalgia

Olá olá :)

São poucas as pessoas que, hoje em dia, não sentem dor nas costas, por isso, hoje dedico este espaço a esse tema. 
Começamos pela dor na zona lombar = lombalgia.

São vários os estudos que mostram que a dor lombar é uma das principais causas de incapacidade e de absentismo laboral. Estima-se que cerca de 2/3 dos adultos, em países industrializados, sofrem de lombalgia nalguma fase da sua vida.

Em cerca de 80% dos casos de lombalgia não se sabe a causa da dor, mas existem alguns factores que levam ao aparecimento desta sintomatologia, entre eles factores psicológicos, stress, trabalho físico forçado, monótono e repetitivo.
A dor manifesta-se, normalmente, após a realização de movimentos bruscos ou de esforços físicos, podendo, de igual modo, surgir algumas horas após o incidente.

A lombalgia tem duas fases:
~        Lombalgia aguda - a dor melhora no período máximo de 30 dias, com ou sem tratamento;
~        Lombalgia crónica – Episódios de dor intermitente, por um período superior a 6 meses.

Situada na zona lombar, a dor manifesta-se muitas vezes nas regiões glútea e pélvica, podendo mesmo atingir os membros inferiores, como acontece com a dor ciática. Por vezes, a intensidade da dor leva mesmo á incapacidade de realização de certos movimentos.


Os músculos sofrem contraturas defensivas, que, de modo a evitar a dor, impossibilitam o movimento, ficando, muitas vezes, o paciente com uma postura atípica.

O tratamento da lombalgia é multidisciplinar e depende da fase em que esta se encontra. Entre muitos outros tipos de tratamento, como a fisioterapia ou o biofeedback, o relaxamento é fundamental para eliminar a tensão muscular associada a esta patologia.

Aqui a massagem entra enquanto técnica fundamental para aumentar a circulação local, relaxando não apenas a área dolorosa mas todas as costas.
O trabalho de fascias, assim como o deslizamento profundo ou a fricção, são técnicas fundamentais para a melhoria da circulação sanguínea, eliminação de contraturas, redução de aderências e alongamento muscular.
Sendo indicada para a redução da fadiga muscular, a massagem não corrige desalinhamentos da coluna, no entanto, correcções espontâneas da mesma ocorrem com frequência após os tratamentos.

É necessário ter especial cuidado com a aplicação de terapias manuais em fases agudas da lombalgia, onde a dor é muito forte ou irradia para outros membros.

Em pacientes com lombalgia crónica aconselha-se a realização de massagens regulares, para evitar o ressurgimento de novos crises.


Foi mais uma breve apresentação de um tema que vos pode ser útil... podem fazer uma busca na net e irão encontrar muito mais informação.

Para aliviar as vossas dores... estou cá eu!!!   ;)

Fiquem bem
*****