terça-feira, 17 de maio de 2011

Massagem Desportiva

Hoje é a vez da Massagem Desportiva...

Muito utilizada em grupos desportivos, a massagem desportiva é bastante procuranda também em ambiente SPA, por atletas de várias modalidades, sobretudo golfistas, não só para relaxamento mas também durante estágios desportivos.

A massagem desportiva é uma técnica sobretudo preventiva, cujos movimentos evitam o aparecimento de lesões.

Tem três fases de aplicabilidade:

1.      Massagem pré-competição
O objectivo é o aquecimento e preparação do músculo para a realização de actividade física, através de movimentos rápidos e profundos de deslizamento e fricção. A estimulação muscular é complementada com movimentos de precursão e alongamentos passivos;
2.      Massagem inter-desportiva
Realiza-se nas pausas das actividades desportivas, de modo a limpar o músculo de toxinas, como o ácido láctico ou o dióxido de carbono. Baseia-se em movimentos deslizantes, de esvaziamento, DLM e alongamentos;
3.      Massagem pós-desportiva
Relaxamento físico e emocional do atleta. Após a actividade os músculos ficam congestionados por metabólitos, que podem prejudicar o normal funcionamento muscular. A massagem, nesta fase, baseia-se em movimentos relaxantes, com pressão profunda, e auxilia na drenagem dessas toxinas, devolve oxigénio e nutrientes ao músculo e relaxa. Os alongamentos também são essenciais nesta fase.


Embora preventiva, a massagem pode ser aplicada no tratamento de lesões associadas ao desporto. Os deslizamentos aplicam-se no encaminhamento de nutrientes para o  tecido lesado, ajudando na recuperação e a DLM, drena o edema associado á lesão.
As manobras têm como objectivos fundamentais o alívio da dor, a redução da pressão no interior dos tecidos, a eliminação de ácido lacteo e de processos inflamatórios.

Fiquem bem :))


 

Sem comentários:

Enviar um comentário