segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ligaduras Neuromusculares - Kinesio taping

Carissimos, recentemente e depois de algum tempo a querer, lá fui tirar uma especialização em Ligaduras Neuromusculares.
Deixo-vos, então, uma pequena abordagem ao tema.

De agora em diante, vou aplicar esta técnica após as minhas massagens terapêuticas, de modo a que o efeito das mesmas seja potencializado.

Desenvolvida no Japão há cerca de 30 anos, pelo Quiroprata Kenzo Kaze, esta técnica foi utilizada, exclusivamente e durante vários anos, por atletas de alta competição.
O mediatismo dos Jogos Olímpicos, primeiro de Pequim, em 2008, e depois de Londres, em 2012, levou ao ‘boom’ desta terapia, alargando-se para um público cada vez mais vasto.

Muitos dizem que esta terapia está na ‘moda’, mas a sua importância não está associada a modas mas sim às suas qualidades terapêuticas, cientificamente comprovadas.

Resistentes à água e sem qualquer adição de químicos, as ligaduras imitam a pele na sua estrutura, espessura e peso, facilitando a sua adaptação à mesma.
A cola foi desenhada de modo a acompanhar e estimular os movimentos ondulantes dos líquidos corporais.

Por que se vêm ligaduras de várias cores? Não é porque é bonito, mas sim porque o efeito da cromoterapia é usado de acordo com as patologias associadas.

Ao serem aplicadas sobre uma área lesionada, as ligaduras vão aumentar o espaço entre a pele e os tecidos subjacentes, reduzindo a pressão interna, descomprimindo a inflamação e aumentando a circulação sanguínea e linfática.
Podendo ser aplicadas em músculos, articulações e ligamentos, cada zona tem uma forma específica de aplicação.

Músculos: Trapézio Superior, Esternocleidomastoideu, Gémeos e Solhar.

Objectivos:
  • Promovem o processo de regeneração celular;
  • Melhoria da circulação sanguínea, linfática e energética;
  • Contenção de grupos musculares;
  • Desbloqueio energético;
  • Efeito analgésico;
  • Relaxamento muscular;
  • Correção de problemas posturais.

Resultado da aplicação de ligaduras de drenagem num edema.

Espero que tenham ficado com uma ideia dos beneficios que esta terapia complementar pode trazer. Irei usa-la sempre que necessário.
Coloco-me à disposição para melhorar a vossa qualidade de vida, uma vida sem dores...

Bem hajam!!!!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Uma ausência justificada... :)

Olá olá...

Hoje senti-me na necessidade de vos vir explicar a minha ausência... chama-se "época alta" e graças a Deus este ano está a funcionar bastante bem comigo.

Entre as formações, o spa e os domicílios resta pouco tempo para me dedicar ao blog... além disso lancei o site www.vedichand.com onde podem ir consultar as terapias que realizo, assim como as politicas de funcionamento. Este site ainda está em desenvolvimento, pelo que se acharem que devo mudar alguma coisa, estou aberta a opiniões.

Assim que possível retomarei os posts mensais.

Sejam felizes...


terça-feira, 8 de maio de 2012

O verdadeiro SEGREDO...

Olá caríssimos,

Hoje não vos vou falar de terapias, nem de patologias, não vos vou mostrar a importância da massagem nem da beleza dos spas... vou sim, tentar mostrar-vos por palavras aquilo que tento transmitir com as mãos a todos os meus clientes.

Penso que, não só na minha profissão, mas em todas, o verdadeiro segredo do sucesso é o amor pela arte, é a  entrega total para um fim, que no meu caso é proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar.

Por vezes, em brincadeira com amigos digo que "sou boa", mas tenho a certeza que tenho muito para aprender e evoluir, aprendizagem essa que vem não só das escolas, dos colegas ou dos amigos, mas sobretudo dos clientes. São eles que me ensinam a verdadeira essência das terapias, que me mostram, caso a caso, a importância de ver cada individuo como um caso único.

É importante falar com o cliente antes de iniciar a massagem, tentar entender as suas necessidades, e quando isso não acontece, porque nem sempre é possível, procuro perceber a reacção corporal, porque sim... isso é possível.

Não há nada que se assemelhe a um sorriso ou ao olhar de agradecimento que vejo no final de uma massagem, que normalmente vêm acompanhados por palavras simpáticas, que vão ficando gravadas no meu livro de memórias.
Não vale a pena transcrever esses comentários, apenas quero que saibam que é esse feedback que me faz continuar a querer mais, a aprender mais e a dar mais de mim.

Não tenho, por enquanto, qualquer ligação a terapias ditas energéticas, pelo que não sei se isso influencia ou não o meu desempenho profissional, mas sei que o meu toque transmite algo... 

Este é o meu grande SEGREDO... AMO o que faço!!!!!

:))


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Massagem Tradicional Tailandesa

Olá colegas, amigos, conhecidos e interessados. :)

Hoje dediquei este espaço à Massagem Tailandesa, que já aqui foi mencionada, mas que é sem dúvida uma das Massagens que mais prazer me dá a fazer. É realmente boa, e a sintonia energética entre cliente e terapeuta é fantástica.

Fica aqui então um pouco de história e mais a baixo o video demonstrativo. Espero que gostem...

Também conhecida por Massagem Thai, Thai Yoga ou Nuat Thai Boran, tem origens indianas, tendo sido desenvolvida pelo Dr. Jivaka Kumar Braccha, médico de Buda.
Foi introduzida na Tailândia pelos monges budistas nos séculos I e II a.C..

A informação que chegou até nós é sobretudo oral, transmitida de mestre para aprendiz. Existiram documentos escritos, em folhas de palma e considerados sagrados, mas que foram destruídos no séc. XVIII.
Hoje podemos ver algumas epigrafes, esculpidas no Buda do templo que Wat Pho, em Bangkok. Onde também se podem ver estátuas de posições Thai.


Tendo sido usada, durante séculos, como parte integrante da medicina, faz, ainda hoje, parte do quotidiano das famílias tailandesas.

É uma técnica ancestral, baseada em pressões, balanceamentos rítmicos e estiramentos lentos e profundos, que lembram os movimentos de Yoga.
É uma massagem sobretudo preventiva, preparando o músculo para a acção.
Os alongamentos trabalham a nível miofascial, desbloqueiam os canais energéticos e libertam as tensões musculares.
A melhoria da flexibilidade é instantânea.

Indicações
  •         Pessoas sedentárias;
  •         Stress;
  •         Encurtamentos musculares;
  •         Desporto.


Contra-indicações
  •         Problemas cardíacos;
  •         Hipertensão;
  •         Historial Oncológico;
  •         Osteoporose;
  •         Gravidez;
  •         Próteses;
  •         Feridas abertas;
  •         Varizes.
      
       Deixo agora o Vídeo demonstrativo, para terem uma ideia...


      Fiquem bem... :))
      
     Abreijos





terça-feira, 13 de março de 2012

Massagem de Relaxamento / Terapêutica

Olá caríssimos :)

Desta vez, dediquei o meu tempo à Massagem de Relaxamento, que por ser adaptada às necessidades de cada individuo, acaba por ser também terapêutica.

A Massagem de Relaxamento, tal como muitas outras, ajuda na eliminação de dores musculares, de enxaquecas, ajuda à correcta circulação sanguínea e linfática, eliminando toxinas, induz ao estado de relaxamento profundo, entre muitos outros benefícios.


Recentemente criei uma nova empresa, com um novo conceito de SPA Móvel, pelo que apresento aqui o primeiro filme 'oficial', que mostra precisamente a Massagem de Relaxamento.

Realizamos deslocações em vários pontos do Algarve, para mais informações, por favor contactem-me...



Fiquem bem... :)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lombalgia

Olá olá :)

São poucas as pessoas que, hoje em dia, não sentem dor nas costas, por isso, hoje dedico este espaço a esse tema. 
Começamos pela dor na zona lombar = lombalgia.

São vários os estudos que mostram que a dor lombar é uma das principais causas de incapacidade e de absentismo laboral. Estima-se que cerca de 2/3 dos adultos, em países industrializados, sofrem de lombalgia nalguma fase da sua vida.

Em cerca de 80% dos casos de lombalgia não se sabe a causa da dor, mas existem alguns factores que levam ao aparecimento desta sintomatologia, entre eles factores psicológicos, stress, trabalho físico forçado, monótono e repetitivo.
A dor manifesta-se, normalmente, após a realização de movimentos bruscos ou de esforços físicos, podendo, de igual modo, surgir algumas horas após o incidente.

A lombalgia tem duas fases:
~        Lombalgia aguda - a dor melhora no período máximo de 30 dias, com ou sem tratamento;
~        Lombalgia crónica – Episódios de dor intermitente, por um período superior a 6 meses.

Situada na zona lombar, a dor manifesta-se muitas vezes nas regiões glútea e pélvica, podendo mesmo atingir os membros inferiores, como acontece com a dor ciática. Por vezes, a intensidade da dor leva mesmo á incapacidade de realização de certos movimentos.


Os músculos sofrem contraturas defensivas, que, de modo a evitar a dor, impossibilitam o movimento, ficando, muitas vezes, o paciente com uma postura atípica.

O tratamento da lombalgia é multidisciplinar e depende da fase em que esta se encontra. Entre muitos outros tipos de tratamento, como a fisioterapia ou o biofeedback, o relaxamento é fundamental para eliminar a tensão muscular associada a esta patologia.

Aqui a massagem entra enquanto técnica fundamental para aumentar a circulação local, relaxando não apenas a área dolorosa mas todas as costas.
O trabalho de fascias, assim como o deslizamento profundo ou a fricção, são técnicas fundamentais para a melhoria da circulação sanguínea, eliminação de contraturas, redução de aderências e alongamento muscular.
Sendo indicada para a redução da fadiga muscular, a massagem não corrige desalinhamentos da coluna, no entanto, correcções espontâneas da mesma ocorrem com frequência após os tratamentos.

É necessário ter especial cuidado com a aplicação de terapias manuais em fases agudas da lombalgia, onde a dor é muito forte ou irradia para outros membros.

Em pacientes com lombalgia crónica aconselha-se a realização de massagens regulares, para evitar o ressurgimento de novos crises.


Foi mais uma breve apresentação de um tema que vos pode ser útil... podem fazer uma busca na net e irão encontrar muito mais informação.

Para aliviar as vossas dores... estou cá eu!!!   ;)

Fiquem bem
*****