segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As Terapias Manuais no tratamento de Cefaleias (dores de cabeça)


Caríssimos, hoje debrucei-me sobre as Cefaleias - CTT e Enxaqueca - e sobre a importância da massagem no tratamento destes episódios cefálicos... espero que vos seja útil e que, quem sofre destas dores, pelo menos venha experimentar o resultado. Bastam  30minutos... J


 Quem, em algum momento da sua vida, ainda não teve dor de cabeça???

A cabeça é tida como um dos pontos mais importantes no corpo humano, pois é ela a responsável por toda a actividade intelectual, a razão da felicidade, a fonte de auto-estima…

A Cefaleia, comummente designada de ‘dor de cabeça’, constitui uma das queixas mais comuns e antigas do Homem, e é uma das maiores razões de visitas aos médicos.

Existem duas categorias de cefaleias: as primárias, que não têm nenhuma causa associada, onde se incluem as CTT; e as secundárias, que podem ser um sintoma para alguma patologia mais séria. Nestes casos, onde a dor é constante (crónica) é fundamental procurar um médico, e ter cuidado em não ‘mascarar’ os sintomas com analgésicos.
São inúmeros os tipos de cefaleias, que variam consoante a localização, intensidade, causas e sintomas, mas entre as mais comuns encontra-se a Cefaleia de Tipo Tensional (CTT) e a Enxaqueca.

As CTT surgem episodicamente, e a dor apresenta-se normalmente na zona lateral da cabeça, dando uma sensação de aperto ou pressão. A dor não é agravada pelas condicionantes exteriores (como o ruído ou as luzes) e apresenta intensidade de leve a moderada.

Normalmente, pessoas com este tipo de cefaleia apresentam, de igual modo, dor associada à tensão muscular na região cervical e nos músculos associados aos membros superiores – ex. trapézio, rombóides ou angular da omoplata.
A presença de dor nestas cadeias musculares, muitas vezes relacionadas com má postura, movimentos repetitivos, esforços físicos ou mesmo stress, é acompanhada pela presença de tensão muscular e de Pontos de Gatilho, que limitam a circulação sanguínea para a cabeça.

Pontos de gatilhos – Nódulos de consistência fibrosa e dura, localizados nas fibras musculares, que causam sensação de ardor e dor profunda, quando pressionados. São considerados activos, quando provocam dor espontânea ou no movimento.

O tratamento, e inibição, destes pontos proporcionam um alivio significativo a quem sofre de cefaleias.


Mais comum entre indivíduos do sexo feminino, as Enxaquecas, caracterizam-se por ataques recorrentes de cefaleias, muitas vezes associada a vómitos e náuseas, precedidas por uma aura (alteração da visão) e separadas por intervalos assintomáticos. A hipersensibilidade à luz e ao ruído levam os pacientes a querem estar fechados num quarto escuro, longe de qualquer perturbação exterior.

Podendo durar entre 1 a 72horas, as enxaquecas podem estar associadas a diferentes causas – período menstrual, ingestão de álcool, com odores intensos, abuso de chocolate, alteração dos hábitos de sono, entre outros…

O uso das terapias manuais no tratamento destas cefaleia promove, de um modo geral, a diminuição da frequência, da intensidade e duração da dor de cabeça, melhorando, deste modo, a qualidade de vida destes indivíduos.

Cada caso é um caso e deve ser analisado e tratado de modo personalizado, no entanto deixo aqui alguns dos tratamentos/terapias aconselhados:
~        Massagem clássica – relaxamento muscular das costas, ombros e pescoço;
~        Massagem Terapêutica – alivio muscular das costas, ombro e pescoço, com aplicação de diversas técnicas terapêuticas – trabalho de fascias, libertação de pontos de gatilho, alongamentos passivos e activos, massagem profunda e de relaxamento;
~        Reflexologia – trabalho de pontos reflexos para alivio da dor de cabeça;
~        Terapia CranioSacral;
~        Shiatsu;
~        Acupunctura;
~        Entre outras terapias…

A massagem, quando bem aplicada, aumenta os níveis de seratonima, restabelece a correcta corrente sanguínea para a cabeça, auxiliando na eliminação da dor.

É importante, sobretudo para quem tem tendência a sofrer de cefaleias, que tratem estas tensões, mas que, e principalmente, que as previnam.

Fiquem bem... J


Sem comentários:

Enviar um comentário