domingo, 3 de abril de 2011

A DLM no tratamento pós-cirurgico - testemunho da Sandra Matinhos

Para que se entenda melhor a importância da DLM em casos, por exemplo pós operatórios, cá está o testemunho da Sandra Matinhos... a quem só tenho que agradecer.!!!

Nome: Sandra Maria Mestre Matinhos
Patologia: Cancro invasivo da mama direito, com linfedema crónico subsequente.

Os tratamentos a que foi sujeita afectaram o normal funcionamento sistema linfático?
“Devido à linfadanectomia axilar, o braço direito ficou sem imunidade e sem capacidade de retorno no sistema linfático, provocando diminuição das capacidades físicas do mesmo e provocando ainda um edema crónico.”

Os bloqueios linfáticos em edema crónico provocam dor?
“Sim.  A sensação de “braço e mão inchados” provocam imensa dor e incómodo. Os movimentos são tornam-se lentos e requerem esforço.”

A que tipos de tratamentos foi sujeito na sua recuperação?
“Operações: mastectomia parcial da mama direita; linfadanectomia axilar (extracção dos gânglios linfáticos localizados na axila).
Tratamentos: quimioterapia-10 ciclos; radioterapia-35 sessões.
Fisioterapia: massagens de drenagem linfática mecânica e manual; exercícios de fisiatria de recuperação de movimentos da articulação do ombro.”

Em que sentido a Drenagem Linfática ajudou, ou ajuda, na recuperação?
“Na recuperação do edema, já efectuei drenagens linfáticas mecânicas com a pressoterapia (manga), aliviou o edema do braço mas piorou, em muito, o edema da mama tornando-se insustentável prosseguir com o tratamento.
Então optei por fazer somente drenagens linfáticas manuais, o que resulta muito bem, dando grande alívio na dor e permitindo efectuar alguns movimentos articulares com maior facilidade, quer no braço quer na mão e dedos. Mas faço uma chama da de atenção para o seguinte: é necessário complementar o tratamento com uma drenagem linfática manual também à zona mamária.
Para assegurar os benefícios da drenagem linfática, foi-me indicado usar diariamente uma manga e luvas elásticas.”

1 comentário: